Algumas Curiosidades incríveis sobre dinossauros

1. O termo “dinossauro” não existia até 1842, quando foi criado pelo paleontólogo Richard Owen – “dinossauro” significa “lagarto terrível” em grego.

2. A primeira ossada descoberta pertencia ao Megalossauro e só foi encontrada depois de 1820.

3. A pesquisadora Mary Anning contribuiu imensamente para as pesquisas na área de paleontologia, com trabalhos pioneiros sobre a vida marinha da época e a descoberta dos primeiros esqueletos de Ictiossauro e Plesiosauria. Infelizmente, o seu trabalho foi muitas vezes ofuscado – e até mesmo roubado – por homens.

4. O frango é o parente vivo mais próximo do Tiranossauro Rex.

5. Por falar em T-rex, se, ao ler o nome dele, você já pensou em seus braços curtos, saiba que, em termos de proporção, o Carnotauro tinha braços ainda menores.

6. O Espinossauro foi o maior dinossauro carnívoro que já existiu. Os adultos tinham, em média, 6 metros de altura e 15 de comprimento. O peso também impressiona: chegavam a 7 toneladas.

7. Entre os herbívoros – e o maior dinossauro entre todos -, o campeão é o Argentinossauro, com 45 metros de comprimento, 21 metros de altura e até 85 toneladas.

8. Acredita-se que o Saurópode, dinossauro com corpo enorme e pescoço muito comprido, tinha um estômago que funcionava como uma espécie de câmara de fermentação. Se por um lado as bactérias auxiliavam a processar a sua dieta fibrosa, por outro o resultado não era dos melhores: flatulência das pesadas.

9. É comum pensarmos em dinossauros como seres gigantescos que habitaram a Terra, mas a verdade é que a maioria das espécies era bem pequena – como oAnchiornis huxleyi, que era menor que um pombo. Como os seus ossos eram minúsculos e frágeis, não resistiram tão bem ao tempo.

10. Este é um dos fósseis mais incríveis já descobertos: ele mostra uma batalha entre um Protocerátopo e um Velociraptor. Eles ficaram imortalizados nesta posição quando foram atingidos durante a luta e acabaram morrendo.

11. Não só com ossos se descobre como viviam os dinossauros. Os grandes aliados dos pesquisadores na hora de entender como funcionava a alimentação destes animais são as fezes congeladas.

12.  Apesar do seu grande tamanho – mais de 9 metros de comprimento –, o Estegossauro tinha um cérebro do tamanho de uma noz.

13. Alguns ovos destes grandes répteis eram tão grandes que chegavam ao tamanho de uma bola de basquete.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta