Ex-presidente Michel Temer é preso nesta quinta-feira

O ex-presidente Michel Temer foi preso na manhã desta quinta-feira (21), no Rio de Janeiro (RJ); o mandado de prisão foi expedido pelo juiz Marcelo Bretas, 7ª Vara Federal Criminal

Michel Temer é preso nesta quinta-feira (21) (Foto: Wikipédia Commons)

Na manhã desta quinta-feira (21), o ex-presidente da república, Michel Temer, foi preso na operação Lava Jato, em sua residência no bairro Alto de Pinheiros, em São Paulo (SP). O mandado de prisão foi expedido pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro (RJ).

Temer deve passar por exame de corpo de delito, e apenas depois será levado ao aeroporto de Guarulhos, onde embarca com os policiais para o Rio de Janeiro.

Possíveis motivações

Michel Temer já havia sido alvo de duas denúncias da procuradoria geral enquanto ainda estava no cargo da presidência, já que há algumas investigações envolvendo seu nome na justiça.

Algumas suspeitas a respeito das motivações deste mandado que acabou na prisão do ex-presidente nesta quinta-feira envolvem questões do caso da JBS, a gravação do Joesley Batista; um inquérito do MDB, que envolve um pedido de dinheiro feito para a Odebrecht para as campanhas do partido de 2014; e uma discussão em relação a um inquérito dos portos, que foi levantada no final da gestão do ex-presidente.

Operação veio do Rio de Janeiro

O mandado de prisão foi expedido pela justiça do Rio de Janeiro, o que  pode ter relação com uma antiga investigação da Lava Jato a respeito de pagamentos de propinas a uma usina eletro nuclear de Angra em construção.

Mandado de prisão contra Moreira Franco

Além do ex-presidente, a polícia ainda está tentando cumprir um mandado de prisão contra Moreira Franco, ex-ministro de Minas e Energia.

Defesa de Micher Temer

Até o momento, a defesa do ex-presidente Micher Temer ainda não se manifestou.